quinta-feira, setembro 06, 2007


Há um tempo atrás tive um jardim.

Tinha uma árvore gigante. dava

sombra e fazia daquele lado da casa a mais aprazível.

Era grande, tronco grosso, na primavera dava flores, no verão dava fruto. Ameixas. Rainha-Cláudia. Doces, saborosas, suculentas. Era um ritual apanhar o fruto, distribuir pelos amigos antes que apodrecesse.

Um dia a àrvore começou a ter bicho. o tronco começou a mostrar visivel a doença. ainda assim, ela cismava em dar flor e até fruto. Não se aproveitava tudo, mas ainda assim continuava com muitos atributos. E continuava a ser bom sentarmo-nos na sua sombra. era muito acolhedor.

Alguém disse: "a árvore está a morrer! Vamos abatê-la."

Refutei: "a árvore está doente. vamos tratá-la!"

Abandonámo-la. desistimos de tudo. Ele quis experimentar plantar um jardim florido, mais bonito, mais alegre. Eu continuava a ter saudades da minha árvore. Preferia refazer o meu jardim, salvar a minha árvore. As flores dele ora murcham, ora desabrotam, ora murcham, ora desabrotam, ora murcham, ora murcham...

"Vamos fazer um jardim novo?"

"Sim!"

abro o buraco para plantar a árvore, fecho o buraco. Abro o buraco, fecho o buraco. Abro o buraco, fecho o buraco. De quando a quando, voltamos a plantar. a árvore começa timidamente a criar raizes. Fraquinhas, a precisar constantemente de serem alimentadas. Às vezes, confiantes, deixam antever a árvore.

"Vamos podá-la! Não tenho a certeza se a quero ver crescer assim! e se assim é, não vamos torná-la visível aos olhos de quem passa!"

Corto a àrvore, fica a raiz. Abro o buraco, fecho o buraco. Tenho a sensação que a estrangulo. Apodrece deevagar, sem água, sem alimento. Abro o buraco, fecho o buraco. O chão começa a ficar desgastado. Nascem ervas daninhas à volta. Dá-me raiva e arranco tudo. Quero o chão limpo para o dia em que decida que não tem importância que a árvore cresça. Independentemente da sua forma. Só me interessa que seja forte. saudável.

Fecho o buraco.

Sem comentários: