terça-feira, agosto 22, 2006

Síndroma do Peter Pan


Não sei bem porquê, às vezes dá-me para isto, para ficar nostálgica e pensar que queria voltar atrás e ser criança outra vez. Lembro-me que um dia cheguei a casa e choquei a minha mãe ao dizer-lhe que não queria crescer. Tinha sido influenciada pela minha tia mais velha que gostava tanto de mim em criança que me pediu para não crescer... Mentalmente segui isso à risca. Lembro-me das conversas que tinha com a S. quando ouvíamos a gente mais velha a falar e a forma de vestir, as suas prioridadesna vida, a estagnação. Não queríamos ser assim, levar a nossa juventude até ao limite das nossas mentes... A piada era que nos davamcom maior maturidade do que o resto da nossa idade. A confusão não ficava po aí. Ainda hoje me dão muito menos idade do que tenho. Se isso hoje me faz sentir menos mal, houve uma altura que achei que nunca ninguém me levaria a sério. Os homens não me veriam como mulher, os meus chefes nunca me achariam boa profissional. A gaiata tem tempo de lá chegar...
Hoje em dia sinto-me velha, sinto que a vida me deixou marcas que podem me ter tornado menos crédula no que pode estar guardado para mim. E a juventude é isso: é termos esperança que o futuro está sempre lá à frente cheio de boas surpresas e oportunidades. Não sei se é a falta de ingenuidade, se a falta de fé, em mim e nos outros, mas agora precisava do elixir da eterna juventude, como diz o tio Sérgio.
Um banho de coragem, outro de alegria, a crença no amor, a fé em Deus, o pensar que vivemos para ser melhores pessoas.

3 comentários:

Anónimo disse...

As palavras às vezes não dizem nada...costumo passar e ir lendo as coisitas que vais escrevendo...hoje não fugi à regra...só que quis deixar-te um olá...estamos aí...bjs

Anónimo disse...

Também eu sofro desse Sindroma, ultimamente de uma forma assustadora até... a vida não foi nada daquilo que sonhámos e projectamos nas nossas muitas viagens pelo mundo pois não? E ainda assim continuamos a seguir por caminhos paralelos, lado a lado,e curioso, a passar por experiências semelhantes... gostava de encontrar uma máquina do tempo e voltar atrás, mudar o curso que a minha vida tomou mas sei que não é possível e apesar de o saber falta-me a coragem necessária para seguir em frente...
Também eu me sinto velha amiga e sinto-me como uma daquelas pessoas que nós ouviamos falar e que jurávamos nunca vir a ser, sinto-me uma pessoa desinteressante e desinteressada... também eu preciso de renovar a minha crença em mim e no mundo, mas ainda continuo a crer em Ti...

amelinha disse...

Sei que vos pode parecer injusto, quando digo que me sinto sozinha. A mim parece-me e sou eu que me sinto sozinha. Sei que nesta fase fui levada ao colo por todos vocês, em muitas situações, em casa, pela minha família, pelos meus filhos, pelos velhos amigos, pelos novos amigos, no trabalho, incentivando-me, dando-me novas tarefas, mostrando que acreditam em mim, nas minhas capacidades, mostrando que precisam de mim, da minha alegria, que eu seja eu novamente.
Sei que parece injusto, e eu reconheço-vos tudo. Sem vocês teria ido mais fundo.
Mas eu não sei de mim!