segunda-feira, agosto 07, 2006

Os Papa Sardinhas

Festival da Sardinha (Portimão)
O peixe miúdo é o rei do Barlavento algarvio de 4 a 13 de Agosto, altura em que se realiza o 12.º Festival da Sardinha na zona ribeirinha de Portimão.
Os apreciadores têm à disposição 2.200 lugares sentados, repartidos por sete restaurantes, onde podem apreciar uma sardinhada com todos os ingredientes: pão caseiro, salada de pimentos e batatas cozidas com casca e petiscos variados, como pão com chouriço, queijos e enchidos, gelados e doçaria regional.
Durante o festival decorre ainda o Concurso "Papa Sardinhas", um passatempo em que os participantes têm de comer o máximo de sardinhas assadas durante 15 minutos.

O festival conta com mais de uma centena de expositores, nomeadamente de artesanato nacional e internacional, doçaria regional e produtos agro-alimentares, sem esquecer as tradicionais barraquinhas de comes e bebes.

A música está a cargo de nomes como Santa Maria (04/08), Mafalda Arnauth (05/08), João Pedro Pais (06/08), Xico Barata, Pau d'Arara e Beto Kalulu (07/08), Quim Barreiros (08/08), Anjos (09/08), Tony Carreira (10/08), Canta Bahia (11/08), Roberto Leal (12/08), Martinho da Vila (13/08). O certame encerra todas as noites com um grande espectáculo piro-musical.

PÚBLICO.PT

Estamos mesmo pobres de espírito. Há coisas que me transcendem... como é que alguém come sardinhas, como ainda tenta comer muitas sardinhas em 15 minutos, como é que alguém vai ver os Papa Sardinhas e torce por um ou outro, o mais besuntado, o que come espinhas e cabeças, ou o mais franzino...como é que depois disto ainda assistem a um espectáculo "piro-musical", talvez até em noites consecutivas... E faz-se notícia disto, na tv e nos jornais... e nos blogues... ainda se quisessem papar o sardinha!